dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/05/2024            
 
 
    

Com o fim da colheita do milho em Mato Grosso do Sul no mês de agosto. Para quem adotou o consórcio milho-braquiária na safra de inverno 2012, tecnologia que proporciona o aumento na produtividade na cultura da soja cultivada em sucessão, já é o momento de planejar a dessecação da forrageira. O produtor rural que fez o consórcio com o objetivo de formar palha e optou pela Brachiaria ruziziensis, terá mais facilidade para dessecar, porque essa espécie necessita de menor quantidade de herbicida, diz o analista da Embrapa Agropecuária, engenheiro agrônomo Gessí Ceccon.

Segundo Ceccon, esse processo depende da época do ano e do estádio de desenvolvimento da braquiária. O ideal é que o agricultor procure fazer a aplicação do herbicida no período em que a umidade relativa do ar esteja próxima a 80% e temperatura abaixo de 30ºC. Além disso, quando as folhas estão novas, e a  população de braquiária é menor, a dessecação é mais eficiente. No caso de folhas velhas, se houver o pastejo dos animais na fase anterior à dessecação, o gado consumirá essas folhas, abrindo espaço para rebrota da forrageira, e nesse momento, a dessecação será mais eficiente.

Dessecação proporciona o aumento na produtividade na cultura da soja cultivada em sucessão

Sobre a escolha da braquiária e do método de implantação para o consórcio, Ceccon afirma que esta é uma decisão tomada pelo técnico e pelo agricultor. "A Portaria do Zoneamento Agrícola [nº 24/2012 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa)> não discute esses critérios. A responsabilidade do sucesso recai sobre a decisão técnica, tendo em vista que a espécie forrageira associada ao método de implantação define se o consórcio será para a formação de pasto permanente, ou de palha para proteção do solo e também de pasto para alimentação de animais", diz.

Para formação de pasto permanente, indica-se uma cultivar de Brachiaria brizantha ou B. decumbens, ou um Panicum, que utilizando "subdoses de herbicida específico para diminuir o crescimento inicial da forrageira e ter boa produtividade do milho, com posterior formação da pastagem". Em caso de produção de palha ou de alimento para os animais, entre a colheita do milho e a semeadura da soja no próximo verão, a indicação é a Brachiaria ruziziensis. "Mas deve ser implantada com mais quantidades de sementes e melhor distribuição na área, para proporcionar maior oferta de pasto após a colheita do milho", explica Ceccon.

Consórcio para formação de palha
A semeadura da braquiária pode ser realizada ao mesmo tempo que a do milho. Para ajustar a população ideal da forrageira consorciada com o grão, são necessárias adequações nas semeadoras. Uma opção muito utilizada na linha intercalar, devido à facilidade de regulagem, e que independe da modalidade de cultivo do milho, é a utilização de caixa adicional exclusiva para a semente de braquiária.

Segundo Ceccon, "o método da linha intercalar possibilita a implantação da braquiária em profundidade adequada (em torno de 4 cm a 6 cm), com menor consumo de sementes, menor competição com o milho e produção de quantidade suficiente de palha para uma boa cobertura do solo."

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: ILP
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada